Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Saúde & Boa Forma - Algumas Dicas Para Quem Está (Re)Começando

Semana passada levei um susto! Resolvi me pesar e descobri que tinha engordado 3kg. Entrei em pânico, não acreditava na balança e tentava me consolar acreditando que a bendita só podia estar desregulada.


Por outro lado, isso trouxe de volta a motivação para voltar a comer de forma saudável (que há tempos eu não fazia) e a me exercitar regularmente. Sim, porque ultimamente, como ainda estou com meus horários de trabalho meio bagunçados, acabei relaxando um pouco na frequência à academia e me sentindo desmotivada.

Pois muito bem... por conta de toda essa reviravolta, resolvi escrever este post de hoje. 
Agora, lá se vão algumas dicas para quem quer recomeçar ou para quem quer encarar a vida saudável agora!

Dica nº1: Não se acomode ou pense que já está bom demais!
Eu já estava acostumada com o corpo legal que tinha conseguido no final do ano passado. Super feliz e me sentindo sexy (UI), acabei na ilusão de que já podia comer tudo que me desse na telha que o corpitxo continuaria lá. E o pior... é a segunda vez que isso acontece comigo. Mais uma vez não dei o tempo necessário para que meu corpo e principalmente minha mente se acostumassem com o novo estilo de vida e... voilá a sanfona veio tocar um pouquinho. Fiquei super triste pois, no auge da minha reeducação achei que esta seria para sempre. Relaxei justamente no final do ano, época de festas (calóricas) como Natal e Ano Novo. Logo depois veio o carnaval, a páscoa... e eu? Metendo o pé na jaca, lógico. Então o resumo dessa dica é o seguinte: se você sempre foi uma pessoa que desde criança tem problemas com o peso, que sempre teve "cabeça de gordo", que sabe que se der uma brecha a vontade louca de comer doces volta, não se acomode e mantenha-se sempre alerta! Dê tempo ao tempo. Sua mente precisa de tempo para se adaptar ao novo estilo de vida! Lembre-se: é muito mais fácil e confortável para o cérebro retomar hábitos antigos do que perdurar naqueles mais recentes! Isso não quer dizer que você tenha que permanecer na dieta pro resto da vida, mas sim reeducar-se. Quando chegar no peso desejado, procure manter a alimentação balanceada e o ritmo de exercícios normalmente, talvez diminuindo alguma coisa aqui ou ali ou se permitindo ter um "dia do lixo" por semana, já que você não quer mais perder peso.

Dica nº2: Não vá com muita sede ao pote! Tenha paciência!
Você não engordou 10kg em uma semana e portanto, não irá perdê-lo em uma semana! Cuidado com as dietas restritivas demais! Você pode até perder peso, mas com certeza este não é o melhor e mais saudável método para isso. Quando a gente perde muito peso num espaço de tempo muito curto levamos embora músculo junto com a gordura! O resultado: flacidez e corpo nada definido. Outra coisa que provavelmente virá como bônus é: fraqueza, por conta da dieta pobre em nutrientes ou hipocalórica, desmotivação, estresse, tristeza sem motivo aparente, etc. Só coisa que a gente não quer, né? Portanto, paciência! Sei que terei que ter bastante paciência para retomar meu peso e o corpo do final do ano passado. A ansiedade é grande, mas estou tentando manter o foco e imaginar que daqui a alguns meses, meu objetivo terá sido alcançado.

Dica nº3: Anote tudo que você come.
Eu disse T-U-D-O! Sério! Até aquela balinha de leite inofensiva após o almoço. Com o passar do tempo, desde quando comecei essa onda de querer emagrecer lá com meus 15 anos, criei o hábito de escrever num caderninho tudo que consumia durante o dia. Parece bobagem, mas funciona mesmo! Uma prova viva disso é que nos últimos meses, quando relaxei na minha alimentação, não vinha anotando nada e perdi a noção absoluta de quantas calorias em média estava consumindo. Retomei o hábito no dia seguinte ao susto da balança, contado lá em cima. E posso dizer: eu vinha comendo como um boi! Comparando o que estou comendo hoje e o que estava comendo há dias 15 atrás, é muita diferença gente. E foi o caderninho, meu bom e velho amigo, que me ajudou a perceber isso. Palmas para ele! hehehe


Dica nº4: Exercite-se no horário que te faz bem.
Não adianta seguir aquele conselho da sua amiga ou de alguma revista dizendo que o melhor horário para se exercitar é pela manhã ou pela tarde. Isso é balela gente... Tudo bem que cada período do dia oferece alguns benefícios, como por exemplo: malhar pela manhã, logo cedo, deixa a pessoa mais alerta e disposta durante o dia. Ok, eu acredito fortemente nisso. O problema é: eu, e talvez você que está lendo agora, não funciona muito bem pela manhã! Durante esse período do dia não tenho muito pique e costumo render muito pouco na academia. Vou morrendo, dormindo pra lá kkk. Pela manhã, meu corpo reage bem a "exercícios mentais", a atividades em que somente o cérebro é solicitado, como estudar por exemplo. Aprenda a ouvir o seu corpo! Comece a prestar atenção em quais horários você tem mais disposição para correr na esteira e para levantar peso, se for o caso. Eu comecei a escutar meu corpo logo quando comecei a minha reeducação, em meados do ano passado. Até comecei indo pela manhã, mas por um imprevisto, em certo dia precisei ir pela tarde. E adorei! Senti que meu corpo reagiu super bem, consegui correr mais tempo na esteira sem que as pernas pesassem e voltava par casa super feliz. Infelizmente hoje, por questões de horário de trabalho, nem sempre isso é possível e aí tenho que ir pela manhã. Rendendo melhor, você tem mais disposição e motivação para o exercícios e como consequência disso, os resultados aparecerão mais rapidamente.

Dica nº5: Aposte em trocas saudáveis.
Eu não acredito nessas dietas que proíbem a pessoa de comer carboidrato ou açúcar, ou restringem demais as coisas. Nenhum ser humano em sã consciência é capaz de permanecer numa dieta dessas por muito tempo. Fora que eu acho que não é muito saudável já que, de certa forma, estamos nos privando de nutrientes necessários e super importantes para o bom e regular funcionamento do organismo. Eu particularmente fujo deste tipo de dieta e decidi não eliminar, mas sim, trocar por semelhantes mais saudáveis. A vida já é cheia de preocupações e tristezas e ainda vamos cortar da alimentação, que é uma atividade super prazerosa, aqueles alimentos que nos deixam felizes? Sinceramente, acho isso desnecessário e me sinto muito triste e ansiosa quando estou "proibida" de comer alguma coisa. Por isso, optei por fazer trocas saudáveis dos alimentos que adoro comer. Veja alguns exemplos a seguir:
* Troquei o pão francês pelo pão em fatias integral.
* Troquei o chocolate ao leite pelo meio amargo ou amargo (3 quadradinhos apenas).
* Troquei o MC Donald's e o Buguer King pelo sanduíche do Subway.
* Troquei o biscoito recheado pelo biscoito água e sal recheado com polenguinho light ou pela barrinha de cereais.
* Troquei o queijo tipo mussarela pelo queijo cottage.
* Troquei o cuscuz com mortadela (hahaha ainda adoro!!) pelo mingau de aveia em alguns jantares.
* Troquei o iogurte convencional (carboidrato puro) pelo natural (mais proteínas).
* Troquei o leite integral pelo desnatado.
E por aí vai...

Vai um chocolate amargo?
Dica nº6: Dê menos importância para a balança e mais destaque para a trena.
Pois é, às vezes a balança engana. A depender do horário em que você se pesa, do tipo de alimento que comeu, se está no período menstrual, ou se está inchada (retenção de líquido), os números aumentam na balança. E isso, claro, não quer dizer que você ganhou gordura. Uma alternativa muito mais legal e fidedigna é fazer suas próprias medidas com uma trena. Simples assim! Eu acho essa prática super legal, se feita regularmente, porque você passa a ter noção de como o "emagrecer" influenciou nas suas curvas de verdade. Eu comecei a fazer isso no ano passado e pude ver como meu corpo foi mudando gradualmente. Tomei isso como hábito mensal e todo começo do mês estava eu lá, com a trena de costura, tirando minhas medidas de braço, coxas, cintura, peito, panturrilhas... E outra: quem malha regularmente, ganha massa muscular, certo? E músculo pesa gente! E muito! Portanto, não é porque você pesava 60kg no começo da dieta e agora está pesando 61kg que esse 1kg é equivalente a ganho de gordura. Pode ser a sua massa muscular tomando conta e ganhando espaço para a gordura. Preste atenção! Outra boa alternativa é fazer uma avaliação física com um educador físico ou médico a cada 3 meses. Você poderá saber seu percentual de gordura, massa muscular, líquidos, etc. Tem um exame super legal que diz tudo isso. Para maiores e melhores informações, consulte um profissional da área, beleza?

Olha só que incrível gente, o tanto que músculo pesa ocupando bem menos espaço!
Espero tê-las ajudado! E vamos que vamos! Final do ano quero ver todo mundo com a Reeducação Alimentar e "vida fitness" a todo vapor! hehehe
Beijos!

0 comentários:

Postar um comentário

Últimos Posts

Quantos Passaram por Aqui

Sombras e Pincéis Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados