Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Guia de Pincéis Para os Olhos

O Guia de Pincéis está de volta e dessa vez para falar sobre os pincéis mais aguardados e que geram mais dúvidas: os de olhos. Existe uma infinidade de pincéis, quem é fã de make sabe disso, mas é lógico que para fazer um look bonito você não precisa ter o kit completo da Sigma. Com alguns poucos, inclusive o pincel de esponjinha, subestimado e excluído da sociedade, dá para criar uma maquiagem digna de salão. hehe
Se você está querendo montar seu necessaire ou apenas quer saber para que servem os pincéis que já vieram no seu kit, confira as dicas abaixo:


Peguei como exemplo esse kit de pincéis da Sigma para ficar "didaticamente" (sempre quis usar essa expressão kkkk) mais fácil de exemplificar.

1) Pincel Chanfrado Curto ou para Precisão: Esse pincel normalmente é produzido com cerdas sintéticas e é utilizado para aplicar delineador em gel ou para aplicar sombra rente à raiz dos cílios inferiores. Por ser fininho e pelo seu formato na diagonal confere precisão ao delineado e à aplicação de sombra em locais que você não queira exceder muito a quantidade de produto. Muita gente não entende o porquê de eu sempre falar "pincel de cerdas sintéticas", "pincel de cerdas naturais", mas isso certamente tem muita importância e faz diferença na hora da aplicação. Os pincéis de cerdas sintéticas, como este, são ideais para aplicar sombras em creme e delineador em gel. Esse tipo de produto/consistência pega melhor ou, fixa melhor, com este tipo de cerdas. Mas atenção! Isso não significa que você não pode usar sombras em pó ou compactas com ele!

2) Pincel Chanfrado "Gordinho": Este é uma versão maior e mais fofinha do pincel anterior. Mas não se engane: eles tem funções bem diferentes! O pincel chanfrado mais gordinho, agora feito com cerdas naturais, é indicado para marcar o canto externo do olho (para fazer aquele "v", por exemplo), para marcar o côncavo ou, se você for uma pessoa muito prática, para simplesmente aplicar sombra na pálpebra. A aplicação de delineador não se torna viável com este pincel por ele ser muito largo e por suas cerdas serem bem espaçadas; não conferem precisão. O fato de ter sido produzido com cerdas naturais, auxilia na aplicação de sombras em pó e compactas, principalmente.

3) Pincel de Pálpebra/Sombra comum: A função dele é bem simples e auto-explicativa. Serve para aplicação de sombras, sejam elas em creme ou em pó, na pálpebra. Podem vir com cerdas naturais ou sintéticas. A variedade é grande no mercado. É o substituto do pincel de esponjinha, só que com a aplicação mais natural. Pode ser usado também para esfumar a sombra (quando feito com cerdas naturais).

4) Pincel Lápis (ou Caneta): Este pincel normalmente é mais fininho e com cerdas bem densas, o que confere a ele um aspecto mais duro, mais preciso. Ele é ideal para aplicar sombra no côncavo, pois ele se encaixa perfeitamente no espaço entre a pálpebra e o osso. Não é muito indicado para esfumar, já que as cerdas dele estão bem grudadinhas e juntas. O traço aplicado por ele é mais firme e a sombra fica bem marcada. Este é um pincel difícil de ser encontrado no mercado e, quando encontrado, não tem uma qualidade tão boa assim. Os que encontro aqui na minha cidade tem tendência a serem mais moles e as cerdas bem espaçadas. Dá pro gasto, mas queria poder encontrar réplicas desse da Sigma por aqui. Nunca vi esse tipo de pincel produzido com cerdas sintéticas. Normalmente são naturais mesmo. 

5) Pincel de Esfumar: o queridinho da society, sem mais. heheh Tem as cerdas (naturais) longas e é bem fofinho. A ponta dele é arredondada, o que facilita na hora de esfumar a sombra no côncavo.

6) Pincel de Precisão Chato: as cerdas deste pincel são bem curtinhas e durinhas e por conta disso, conferem bastante precisão ao traçado. Tem função semelhante ao pincel chanfrado fino e é indicado para aplicação de sombras rente à raiz dos cílios inferiores (ou superiores também, a depender da make). Por ser curto e achatado, faz traços bem finos e precisos, evitando borrões ou traços muito grossos de sombra. Normalmente produzido com cerdas naturais e bem difícil de ser encontrado no mercado popular. Neste formato, está presente na coleção de grandes marcas como a M.A.C., Sephora e a própria Sigma. Os preços não costumam ser amigáveis, podendo essa coisinha lynda chegar a R$99,00! #Aloka Mas, apesar dos pesares, lhes digo que não entrem em pânico. Existem algumas variações para ele que, inclusive, já postei aqui no blog em alguns tutoriais. Eu uso um da Macrilan, o nº W - 113, que é bem fininho, mas não possui as cerdas tão chatas. Apesar das diferenças, ele cumpre bem o seu papel. Contudo, mesmo existindo variações de marcas populares, continua sendo dificilmente encontrado no mercado, acredito que pela pouca procura.

Variação - pincel Macrilan W - 113.
7) Pincel Delineador ou para Lábios: Este tem uma dupla função que excede aqui os limites do post: serve também para a boca! Pois é, este pincel fininho, feito com cerdas sintéticas, é ideal para a aplicação de delineador em gel e para aplicação de batom nos lábios. Tem a mesma característica de vários outros, sendo durinho e fininho, conferindo mais uma vez, a famosa precisão. Quem não tem muita prática em passar batom e borra toda vez, pode ter este pincel no seu kit, pois ele ajuda a seguir o contorno da boca ou até mesmo, a refazer o desenho. No caso da aplicação do delineador, com este você consegue um traçado mais fino. Mas, se você é adepta dos olhos de gatinho, com o chanfrado se torna bem mais fácil por conta do formato que ele tem, na diagonal. Para fazer olhos de gatinho com esse, você precisa ter mais prática!



E aí pessoal? Esse post te ajudou em alguma coisa? Há algum pincel no seu kit que não foi citado aqui e que você ainda tem dúvidas? Tire uma foto dele e deixe aqui seu comentário!

1 comentários:

Últimos Posts

Quantos Passaram por Aqui

Sombras e Pincéis Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados