Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Dica do Dia - A Importância de Remover a Maquiagem

Até certo tempo atrás, uns 4 meses talvez, confesso que ainda teimava em retirar a maquiagem antes de dormir e, quando o fazia, fazia na maior má vontade e preguiça do mundo.
O que acontecia: nos dias em que eu chegava em casa de madrugada, voltando de alguma festa e bêbada de sono, caia na cama do jeito que estava: cara cheia de base, pó, cílios cobertos de máscara e muita sombra. 
Resultado: acordava com a pele extremamente oleosa, poros entupidos, uma sensação de sujeira terrível e aquela cara de panda de quando o lápis escorre. Tenso!


Mesmo depois de tomar banho, usar o demaquilante da área do rosto e dos olhos, percebia que o aspecto da minha pele estava muito feio, de pele mal cuidada, envelhecida e várias espinhas apareciam. Não é que eu não tinha orientação sobre isso. Já havia lido trocentas vezes sobre o assunto mas a preguiça imperava e eu relutava em retirar o reboco do rosto. Decidi deixar esse costume pra trás pelo bem da minha própria pele e aparência.
Nesse post vou lhes contar alguns dos motivos pelos quais hoje retiro a make e porque isso é tão importante.

1) Ao dormir com o rosto cheio de produtos de maquiagem, a pele não consegue respirar. Dificultando a oxigenação, a pele fica com aspecto envelhecido, textura irregular, sem viço e poros dilatados.
2) Mesmo que os seus produtos sejam oil-free, eles contém ceras e pigmentos que, se não retirados corretamente, podem deixar sua pele mais oleosa.
3) Além de deixarem a pele mais oleosa, podem entupir os poros causando os indesejáveis cravos e espinhas.
4) Ao dormir com a pele suja, o produto fica acumulado nos poros, diminuindo a defesa da pele, aumentando o risco de irritações.


Como e qual demaquilante usar?

Na área dos olhos, opte por um demaquilante bifásico, que é aquele que possui uma fase aquosa e outra oleosa e que, juntas, retiram muito bem as maquiagens à prova d'água. Mas é muito importante que para o rosto este demaquilante não seja usado, principalmente se você já tiver a pele oleosa, pois a tendência é que ele vá deixá-la mais "grudada" ainda. Nessa área, vá de produtos que não contenham óleo em sua composição como os oil-free, que levam substâncias antioleosidade, como o zinco e o ácido salicílico ou os em creme, que contém substâncias calmantes em sua formulação.

É muito importante não ficar esfregando o algodão repetidas vezes no mesmo local para retirar a make. Essa esfregação toda pode irritar, causar vermelhidão e ardência, fora que, o atrito vai retirar a camada protetora da pele, deixando-a mais sensível.

Mesmo depois de usar o demaquilante, LAVE o rosto com sabonete facial! Esse passo é super importante para retirar de vez qualquer resquício, tanto de maquiagem como de demaquilante, da sua pele. Logo depois de fazer isso, aplique seu hidratante facial preferido para que a pele tenha a oportunidade de se reconstituir da retirada da sua proteção natural e também da falta de oxigenação que o uso prolongado de maquiagem provoca.

Se você é daquelas meninas mais preguiçosas para retirar a make (como eu era) e não tem paciência para todos esses rituais de remoção da maquiagem, vá de lencinhos removedores! Hoje eles já estão bem difundidos pelo mercado e você pode encontrar desse produto em várias marcas acessíveis como a Olay e a Nivea, por exemplo.

Como eu removo a minha make:

1º) Retiro a maquiagem dos olhos com um demaquilante bifásico da Sephora que eu já mostrei aqui no blog (veja o post clicando aqui). Ele consegue retirar com facilidade a máscara a prova d'água e sombras muito escuras ou pigmentadas.
2º) Com o sabonete Timewise 3-in-1 Cleansing Bar da Mary Kay, lavo todo o rosto para retirar a maquiagem mais pesada da base, corretivo e pó. Esse sabonete é excelente e dura horrores! Ele consegue retirar super bem a maquiagem e por isso dispenso o uso de demaquilante no rosto. Além do mais, ele é próprio para peles mistas e oleosas o que já me ajuda bastante!
3º) Para evitar que quaisquer resquícios de maquiagem continuem na minha pele, uso meu adstringente diário para peles oleosas da Avon, o Deep Cleansing Loção Tônica Facial com ácido salicílico. Dá pra ver no algodão que ainda sai um pouquinho de sujeira. ATENÇÃO: se você tem a pele seca ou normal, cuidado ao usar adstringente logo após um sabonete facial potente como esse da Mary Kay! Você pode sentir sua pele repuxar e ressecar! Portanto, acho que esse passo é opcional para você.
4º) Após toda essa limpeza, hidrato a minha pele com o Timewise Age-fighting Moisturizer também da Mary Kay e também indicado para peles mistas ou oleosas. Foi sugerido pela minha consultora aplicá-lo após usar o sabonete em barra que falei no número 1, lá em cima.

Com esse ritual que faço hoje, não sinto mais a minha pele suja e de aspecto mal cuidado ao acordar. Sei que é difícil essa conscientização, eu mesma passei por isso, mas com o tempo esses descuidos serão vistos na nossa pele com o passar dos anos. E, convenhamos, ninguém quer envelhecer antes da hora, né? Então, a partir da próxima make que você fizer, coloque em prática essas dicas e economize alguns anos na sua aparência! hehe

Espero que este post tenha sido útil, suas lyndas! =D

0 comentários:

Postar um comentário

Últimos Posts

Quantos Passaram por Aqui

Sombras e Pincéis Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados